Ementa |
Estudo do sistema alfabético, da decodificação e da compreensão leitora. A consciência fonológica e a forma ortográfica da escrita. Métodos e metodologias de alfabetização. As particularidades da pontuação, o ritmo, a entonação e a utilização das estratégias de leitura. A intervenção sobre o erro de acordo com estratégias específicas de escrita e reescrita. Proposição de protocolos verbais de reflexão sobre a escrita, cloze; lacunamento; desmontagem, montagem e remontagem de palavras, presentes em textos contextualizados. O papel dos mapas conceituais na leitura e na escrita. Os fatores essenciais para o desenvolvimento da consciência lexical e do enriquecimento do capital lexical na infância. O significado e a estrutura das palavras na seleção de atividades com textos. O desenvolvimento fonográfico, morfossintático, semântico, pragmático e discursivo e a proposição de jogos, atividades e projetos interdisciplinares lúdicos e integrados na alfabetização disponibilizados pelo curso Älfabetização + Neurociências: Interfaces na Educação Integral. |