Detalhar Componente Curricular


Tipo / Nível / Modalidade MÓDULO - G - Presencial
Código DED0072
Nome TEORIAS PEDAGÓGICAS E PARADIGMAS EDUCACIONAIS
Equivalências ( DED0411 )
Requisitos
Corequisitos
Carga Horária 83h
Departamento DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - CERES - EDU/CERES/CERES
Ementa Estudo das teorias pedagógicas de educadores dos séculos XVII, XVIII, XIX e XX: Pestalozzi, Decroly, Rousseau, Montessori, Steiner, Ferrer, Dewey, Giner de los Rios, Freinet, Rogers, Neil, Ilich e Freire e a sua relação com a constituição de uma visão sistêmica das teorias da educação da contemporaneidade na perspectiva dos paradigmas educacionais racional, espiritual, tecnológico, humanista, sócio-interacional e inventivo em suas aproximações contingenciais com o mundo cultural, a partir de seus componentes básicos: sujeitos, sociedade, cultura, escola, conteúdos e interações. As consequências sociais de nossas escolhas educativas na contemporaneidade. Inserção do componente curricular na Pesquisa Interdisciplinar Teórico-Prática e na Leitura Interdisciplinar (Literária e Acadêmica) do Semestre.
Copyright © SuggestClasses 2019-2023 by labens
Logo da UFRN junto ao do Laboratório LABENS