Ementa |
Estudo da origem e da função da literatura infantil no cenário da atualidade. A literatura na formação do professor leitor e o papel do pedagogo na formação de uma sociedade leitora. Autores clássicos e contemporâneos da literatura brasileira e mundial e o ensino inicial da leitura e da escrita. A representação das diferentes faixas geracionais (infância, adolescência, idade de adulta jovem, média e avançada) em obras literárias clássicas e contemporâneas. Narrativas, histórias em quadrinhos, poesia, filmes infantis, músicas, desenhos animados, mídia, cinema e ambiente digital. A formação do sujeito através das narrativas: a literatura como um simulador de voo de habilidades cognitivas e sociais. Os sentimentos humanos na literatura infantil. O papel das imagens nos livros de literatura. O papel da contação de histórias no desenvolvimento do leitor. O corpo, som e voz na contação e leitura de histórias. Escolha de textos literários para a contação e a leitura. Aplicação em sala de aula do Ensino Fundamental dos estudos realizados no componente curricular através da atividade de Pesquisa Interdisciplinar Teórico-Prática do Semestre. Inserção do componente curricular na Leitura Interdisciplinar (Literária e Acadêmica) do Semestre. |