Tipo / Nível / Modalidade |
DISCIPLINA - G - Presencial |
Código |
DED0042 |
Nome |
ENSINO DE GEOGRAFIA I |
Equivalências |
( ( ESE0430 ) OU ( DED0430 ) ) |
Requisitos |
( DED0021 ) |
Corequisitos |
|
Carga Horária |
60h |
Departamento |
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - CERES - EDU/CERES/CERES |
Ementa |
Aprendizagem e proposições metodológicas para a construção de conhecimentos geográficos considerando as Ciências Humanas no Séc. XXI. As bases do conhecimento geográfico desde os eixos estruturantes: organização dos espaços, produção e comunicação, identidade e diversidade, cartografia e leitura de documentos. Estudo da organização e seleção dos conteúdos para o ensino desde a organização de projetos interdisciplinares integrados ao currículo considerando os eixos estruturantes. A institucionalização universitária da ciência geográfica. O objeto de estudo da Geografia: definição e categorias analíticas do espaço geográfico. A fundação e a institucionalização da ciência geográfica no Brasil. O papel do ensino de Geografia na constituição da Geografia brasileira. Reformas educacionais e Ensino de Geografia no Brasil. A Geografia no cenário do Rio Grande do Norte. O pedagogo e o Ensino de Geografia. Aplicação em sala de aula dos estudos realizados no componente curricular através da atividade da Pesquisa Interdisciplinar Prática do Semestre. Inserção do componente curricular na Leitura Interdisciplinar (Literária e Acadêmica) do Semestre. |