Detalhar Componente Curricular


Tipo / Nível / Modalidade DISCIPLINA - G - Presencial
Código DED0020
Nome PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO I
Equivalências ( ( ESE0404 ) OU ( DED0404 ) ) OU ( DED0199 ) OU ( LMC0058 )
Requisitos
Corequisitos
Carga Horária 60h
Departamento DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - CERES - EDU/CERES/CERES
Ementa O processo de construção da Psicologia como Ciência e a Psicologia da Educação como disciplina formal no âmbito da Psicologia e da Educação. Estudo das principais teorias psicológicas de aprendizagem: primórdios do behaviorismo: Pavlov, Watson e Guthrie; os efeitos do comportamento: Thorndike e Hull; condicionamento operante: o behaviorismo radical de Skinner; psicologia evolucionista: aprendizagem, biologia e cérebro; a transição para o cognitivismo moderno: Hebb, Tolman e os gestaltistas; teorias cognitivas: Bruner, Piaget e Vygotsky; modelos simbólicos de mente e de redes neurais; aprendizagem e memória, motivação; aprendizagem social: a teoria cognitiva social de Bandura. Relação entre desenvolvimento e aprendizagem. Educação e a Psicanálise. Inserção do componente curricular na Leitura Interdisciplinar Acadêmica e Literária semestral e na Pesquisa Interdisciplinar Prática a ser realizada em ambientes escolares e não escolares.
Copyright © SuggestClasses 2019-2023 by labens
Logo da UFRN junto ao do Laboratório LABENS